1939 – setembro – dia 3: O Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia declaram guerra à Alemanha às 11:15 e a França junta-se na guerra às 15:00. A Segunda Batalha do Atlântico inicia-se com a Marinha Alemã a entrar em ação. A Bélgica, a Espanha, os Países Baixos e a Iugoslávia declaram neutralidade. O navio britânico SS Athenia é torpedeado pelo submarino alemão U-30 e torna-se o primeiro navio da Segunda Guerra Mundial a ser torpedeado por um submarino alemão.
Dia 10: O Canadá declara guerra à Alemanha.
Dia 17: A União Soviética declara guerra à Polônia e inicia a invasão do país a Leste, ocupando o território da linha Curzon, como Białystok e leste da Galícia (Europa Central). O porta-aviões britânico HMS Courageous (50) é torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-29.
Dia 27-28: Hitler desloca gigantescos canhões da Frente Oeste (fronteira com a França) por rodovias criadas por ele com esse intuito, cerca e faz intensivos bombardeamentos em Varsóvia.
1939 – outubro – dia 5: A União Soviética começa conversações com a Finlândia sobre ajustes na fronteira dos dois países. A Letônia assina um Pacto de Assistência Mutual com a União Soviética em Moscou.
Dia 9: Hitler ordena a preparação para a invasão da Bélgica, da França, do Luxemburgo e dos Países Baixos.
Dia 12: Os primeiros judeus são deportados do Terceiro Reich para a Polônia.
Dia 19: Porções da Polônia são formalmente introduzidas pela Alemanha. O primeiro gueto judeu é estabelecido em Lublin, Polônia.
1939 – novembro – dia 8: Uma tentativa de assassinato a Adolf Hitler por meio de bombas falha na cervejaria Bürger-Braükeller, em Munique. No Incidente Venlo, dois agentes secretos britânicos são capturados pelos alemães. A Alemanha indica Hans Frank como Governante Geral da Polônia e inicia a aceleração dos projetos antijudeus lá.
Dia 17: O Comitê Nacional da Tchecoslováquia é organizado em Paris.
Dia 30: Tropas soviéticas invadem a Finlândia, iniciando a Guerra de Inverno. A aviação soviética bombardeia Helsinque.
1939 – dezembro – dia 20: O capitão do couraçado-de-bolso alemão Admiral Graf Spee se suicida.
1940 – fevereiro – dia 5: Grã-Bretanha e França decidem intervir no fecho do comércio de minério de ferro na Noruega — em antecipação da esperada ocupação alemã e necessidade de abrir uma rota de assistência para a Finlândia. A operação estava programada para começar em 20 de Março.
Março – dia 18: Benito Mussolini concorda com Hitler que a entrada da Itália na guerra seria um "momento oportuno".
Setembro – dia 17: Hitler propõe a Operação Leão Marinho para uma data futura.
Dezembro – dia 28: A Itália pede assistência alemã contra as forças gregas na Albânia.
1941 – março – dia 11: O presidente americano Franklin Delano Roosevelt assina o Lend Lease Act (ou Lei de Empréstimos e Arrendamentos) para a Reino Unido, China e outras nações que queiram comprar equipamentos militares e que pagaram após a guerra.
Maio – dia 26: A aeronave Fairey Swordfish do portador HMS Ark Royal compromete fatalmente o navio de guerra Bismarck com um ataque de torpedo no Atlântico Norte.
Junho – dia 26: A União Soviética bombardeia Helsinque. A Finlândia decreta o estado de guerra com a União Soviética. A Guerra da Continuação é iniciada.
Julho – dia 26: Presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt ordena o congelamento de todos os bens japoneses nos Estados Unidos e suspende as relações diplomáticas. O Reino Unido congela os bens japoneses. General Douglas MacArthur é nomeado comandante de todas as forças norte-americanas nas Filipinas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário