segunda-feira, 20 de junho de 2011

CONCLUSÃO


O trabalho que nos propusemos a pesquisar teve como objetivo conhecermos um pouco mais das conseqüências que a Segunda Guerra Mundial trouxe ao mundo. Assim, com este pequeno material, procuramos proporcionar conhecimento simples e claro para os alunos que tiverem interesse no assunto. 
Este conflito que teve início na Europa e logo se espalhou pela África e Ásia, teve como principal motivo o surgimento dos governos totalitários que tinham objetivos militaristas e expansionistas, onde as pessoas envolvidas no comando desta catástrofe não estavam preocupadas com seus semelhantes, e sim em atingir os seus objetivos. 

As conseqüências deste episódio mundial foram marcantes, principalmente para os países derrotados, pois houve muitas mortes, deixando um rastro de terror em todos os países envolvidos: a União Soviética teve 20 milhões de mortos; 6 milhões de alemães; 1,2 milhões de japoneses; e o extermínio de judeus, nos campos de concentração 7 milhões de vítimas. 

A Segunda Guerra Mundial só terminou com a derrota da Alemanha em 1945 e com as bombas atômicas lançadas pelos EUA sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki.
Aprendemos com esta pesquisa que a Segunda Guerra Mundial deixou seqüelas que até hoje presenciamos ao nosso redor, quando ainda vemos pessoas que sofrem por ter perdido parentes queridos, nesta guerra que foi inútil e desnecessária aos olhos de muitos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ilustrações.







Comentário sobre o vídeo da Kseniya Siminova, sentimentos e emoções.


                     Quando vimos o vídeo da Kseniya Siminova ficamos muito emocionadas com o que ela fez pois foi algo muito bonito e retratou muito bem como foi a invasão na Ucrânia e na Alemanha. Achamos que o que ela fez foi uma arte muito bonita pois ela retratou com toda a clareza o que aconteceu , o vídeo não só mostra como é aquela arte mais também como ela é feita também mostra um dos cenários da invasão na Ucrânia e na Alemanha ,nos ficamos muito emocionadas , admiradas , e encantadas e esperamos que ela continue fazendo esse trabalho maravilhoso que ela faz.

Depoimento do Co-Piloto do Enola Gay – Robert Lewis



Robert Lewis:“Com quase sete mil galões de combustível, a bomba e 12 homens a bordo, o bombardeiro estava perigosamente pesado”.

Um acidente na decolagem, por mais comum que fosse, poderia causar uma catástrofe na base. O jeito era levar a bomba desarmada e montar o dispositivo de disparo a bordo, trabalho que ficou a cargo do capitão Parsons. Por volta das 2 da manhã do dia 6 de agosto, Enola Gay e o co-piloto sobrevivente Robert Lewis mudariam então os livros de história.

O avião levaria cinco horas e meia para chegar ao destino. Se permitiu que os aviões americanos avistassem seu alvo, o céu claro sobre Hiroshima também possibilitou que seus habitantes percebessem a aproximação de seus problemas.No avião, o major Thomas Ferebee ajustou os aparelhos e mirou para que a bomba atingisse uma ponte que cortava um dos sete rios da cidade. A jovem Ayako, de 20 anos, olhava para o relógio: 8h15. Nesse momento a bomba foi lançada, livre do peso, o B-29(avião) deu um salto para cima. O Little Boy, “garotinho”, estava a caminho. Em segundos, um clarão silencioso foi visto na cidade. Do avião, o sargento Bob Caron fotografou o enorme cogumelo. Espantado com o impacto da explosão, o co-piloto Lewis escreveu em seu diário: “Meu Deus, o que fizemos?”.

Depoimento de Matsushige Yoshito:


Matsushige Yoshito foi o único fotógrafo a registrar o cenário do lançamento da bomba na cidade japonesa de Hiroshima. Este passou a noite revelando as fotos que tirara no dia anterior para poder publicá-las no jornal Chigoku Shimbun, para o qual trabalhava.
De manhã, às 7h30, ele ouviu mais um alarme antiaéreo. “Pela janela, vi o avião americano. Ele me pareceu enorme”, diz Matsushige.

“Eu tinha acabado de tomar café da manhã e estava saindo para o trabalho quando aconteceu”, “eu não escutava sons, o mundo ao meu redor estava completamente branco.”

Interpretação guernica de Picasso



Essa obra foi feita por Picasso, em 1937 por ocasião da Exposição Internacional de Paris.
Foi exposto no pavilhão da República Espanhola.
            Foi tratada como representativa do bombardeio sofrido pela cidade Espanhola de Guernica em 26 de abril de 1937.
      Esse quadro foi feito também com o objetivo de passar para os que vissem, o que ele estava sentindo, um vazio por dentro de si, um conflito, uma guerra consigo mesmo buscando resposta pra sua vida amor.

Conseqüências da segunda guerra mundial:


Os Estados Unidos, que confirmam a sua hegemonia no bloco capitalista.
A União Soviética, que emergiu como potência de primeira grandeza, tende uma considerável influência na Europa Oriental. Um declínio da influência política, econômica e mesmo cultural da Europa. A Europa mergulhando numa crise profunda.
O avanço das técnicas militares de destruição.
 Aos instrumentos tradicionais de guerra, foram somados novos tanques, foguetes, radares, aviões, submarinos, e a bomba atômica.
A fundação da ONU, a Organização das Nações Unidas.
            Inicia-se também um período conhecido como Guerra Fria, colocando agora, em lados opostos, Estados Unidos e União Soviética. Uma disputa geopolítica entre o capitalismo norte-americano e o socialismo soviético, onde ambos países buscavam ampliar suas áreas de influência sem entrar em conflitos armados.
            O final da guerra deixou 40 milhões de mortos em ruínas, fora os que ficaram mutilados, sem moradia e sem família.

Japão, a reconstrução passando pela ação do ser humano

                         O Japão foi um dos países mais afetados pela segunda guerra mundial, teve seu território atingido por bombas nucleares e para a sua reconstrução foi preciso de auxilio dos EUA e do plano Colombo. O Plano Colombo que foi elaborado em 1951, era uma organização dirigida a países do Sudeste Asiático, com intenções de reestruturação social. 
                         Os norte-americanos realizaram alguns investimentos para estimular a economia do subcontinente, mas o volume de capital investido foi muito menor ao destacado para o Plano Marshall, porém bem menos ambicioso, para estimular o desenvolvimento de países do sul e sudeste da Ásia. Seus investimentos eram feitos pelo EUA, que no inicio da Guerra Fria não queria ver outro país com influências socialista. Nesta época o Japão passou de antigo rival para um novo aliado

Tribunal de Nuremberg



                 O Tribunal Militar Internacional foi a abertura dos processos contra os principais criminosos responsáveis, dirigentes do nazismo. Os 24 principais criminosos responsáveis pela Segunda Guerra Mundial foram julgados entre 20 de novembro de 1945 e 1º de outubro de 1946, na cidade alemã de Nuremberg.
                O tribunal de Nuremberg decretou 12 condenações à morte, 3 prisões perpétuas, 2 condenações a 20 anos de prisão, uma a 15 e outra a 10 anos. Hans Fritzsche, Franz von Papen e Hjalmar Schacht foram absolvidos. As sentenças de morte foram executadas a 16 de outubro de 1946, por enforcamento.

Curiosidades.


 
- Foi com certeza o maior e mais sangrento conflito armando já presenciado pelo mundo.

- Fortaleza não conhecia nem chiclete nem coca-cola, só após a segunda guerra mundial.

- A bomba atômica foi descoberta durante a segunda guerra mundial.

- Pale Ale são as Ales claras, com graduação alcoólica até 6%. Foram criadas para competirem com as cervejas Pilsen durante a Segunda Guerra Mundial, portanto compartilham a característica de serem mais suaves. É um dos maiores grupos de cerveja e possui alguns sub-tipos ou sub-nomes.

- Auschwitz - 2 milhões foram assassinados;

Chelm(n)o - 360.000 foram assassinados;

Treblinka - 840.000 foram assassinados;

Sobibor- 250.000 foram assassinados;

Maidanek - 200.000 foram assassinados;

Belzec - 600.000 foram assassinados.

-  Geometricamente a suástica pode ser definida como um icoságono (polígono de 20 lados) irregular. Os “braços” têm largura .Suástica na proporção 5x5 variável e são freqüentemente retilíneos (mas isto não é obrigatório). As proporções da suástica nazista, entretanto, eram fixas: foram fixadas numa grade 5x5. Uma característica fixa é a rotação em 90º de simetria e não eqüilateral – portanto com ausência de simetria reflexiva entre as suas metades. Suástica na proporção 5x5

-  Em 1940 as Olimpíadas seriam realizados em Tóquio (JAP). Com o início da guerra entre China e Japão, em 1937, os jogos foram transferidos para Helsinque, na Finlândia. Em 1939 a competição foi definitivamente cancelada por causa da Segunda Guerra Mundial.

Em 1944, um ano antes do término da guerra, os Jogos Olímpicos seriam realizados em Londres, que acabou recebendo a primeira edição pós-guerra, em 1948.



- Durante a guerra os soldados fizeram vários experimentos com as pessoas sobre a ordem de Hitler.
- Ao entrar no campo de concentração os cabelos eram raspados.
- Ao serem queimados as banhas eram usadas para a fabricação de sabonete.
- O método de execução mais comum nestes campos era pelo gás Zyklon B, que era utilizado nas famosas câmaras de gás.
- Os corpos dos mortos eram destruídos em crematórios (exceto em Sobibór onde eles eram cremados em fogueiras ao ar livre), e as cinzas eram enterradas ou dispersas.
- Existiam bórdeis dentro dos campos de concentração.
- O maior dos bórdeis era chamado de Auschwitz, hoje localizado na Polônia com o nome de Oswiecim.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Cronologia da segunda guerra mundial:


1939 – setembro – dia 3: O Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia declaram guerra à Alemanha às 11:15 e a França junta-se na guerra às 15:00. A Segunda Batalha do Atlântico inicia-se com a Marinha Alemã a entrar em ação. A Bélgica, a Espanha, os Países Baixos e a Iugoslávia declaram neutralidade. O navio britânico SS Athenia é torpedeado pelo submarino alemão U-30 e torna-se o primeiro navio da Segunda Guerra Mundial a ser torpedeado por um submarino alemão.

Dia 10: O Canadá declara guerra à Alemanha.

Dia 17: A União Soviética declara guerra à Polônia e inicia a invasão do país a Leste, ocupando o território da linha Curzon, como Białystok e leste da Galícia (Europa Central). O porta-aviões britânico HMS Courageous (50) é torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-29.

 Dia 27-28: Hitler desloca gigantescos canhões da Frente Oeste (fronteira com a França) por rodovias criadas por ele com esse intuito, cerca e faz intensivos bombardeamentos em Varsóvia.

1939 – outubro – dia 5:  A União Soviética começa conversações com a Finlândia sobre ajustes na fronteira dos dois países. A Letônia assina um Pacto de Assistência Mutual com a União Soviética em Moscou.

Dia 9: Hitler ordena a preparação para a invasão da Bélgica, da França, do Luxemburgo e dos Países Baixos.

Dia 12: Os primeiros judeus são deportados do Terceiro Reich para a Polônia.

Dia 19: Porções da Polônia são formalmente introduzidas pela Alemanha. O primeiro gueto judeu é estabelecido em Lublin, Polônia.

1939 – novembro – dia 8: Uma tentativa de assassinato a Adolf Hitler por meio de bombas falha na cervejaria Bürger-Braükeller, em Munique. No Incidente Venlo, dois agentes secretos britânicos são capturados pelos alemães. A Alemanha indica Hans Frank como Governante Geral da Polônia e inicia a aceleração dos projetos antijudeus lá.

Dia 17: O Comitê Nacional da Tchecoslováquia é organizado em Paris.

Dia 30: Tropas soviéticas invadem a Finlândia, iniciando a Guerra de Inverno. A aviação soviética bombardeia Helsinque.

1939 – dezembro – dia 20: O capitão do couraçado-de-bolso alemão Admiral Graf Spee se suicida.

1940 – fevereiro – dia 5: Grã-Bretanha e França decidem intervir no fecho do comércio de minério de ferro na Noruega — em antecipação da esperada ocupação alemã e necessidade de abrir uma rota de assistência para a Finlândia. A operação estava programada para começar em 20 de Março.

Março – dia 18: Benito Mussolini concorda com Hitler que a entrada da Itália na guerra seria um "momento oportuno".

Setembro – dia 17: Hitler propõe a Operação Leão Marinho para uma data futura.

Dezembro – dia 28: A Itália pede assistência alemã contra as forças gregas na Albânia.

1941 – março – dia 11: O presidente americano Franklin Delano Roosevelt assina o Lend Lease Act (ou Lei de Empréstimos e Arrendamentos) para a Reino Unido, China e outras nações que queiram comprar equipamentos militares e que pagaram após a guerra.

Maio – dia 26: A aeronave Fairey Swordfish do portador HMS Ark Royal compromete fatalmente o navio de guerra Bismarck com um ataque de torpedo no Atlântico Norte.

Junho – dia 26: A União Soviética bombardeia Helsinque. A Finlândia decreta o estado de guerra com a União Soviética. A Guerra da Continuação é iniciada.

Julho – dia 26: Presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt ordena o congelamento de todos os bens japoneses nos Estados Unidos e suspende as relações diplomáticas. O Reino Unido congela os bens japoneses. General Douglas MacArthur é nomeado comandante de todas as forças norte-americanas nas Filipinas.

1942 – Janeiro – dia 1: Vinte e seis países assinam a Declaração das Nações Unidas, Washington, DC.

Abril – dia 5: Aviões japoneses bombardeiam o Ceilão.

1943 – março - dia 2: Tropas alemãs iniciam a retirada da Tunísia. Começa a Batalha do Mar de Bismarck até o dia 4.

Novembro – dia 25: Frente do Pacífico. 5 contratorpedeiros norte-americanos interceptam no mar das Ilhas Salomão, perto do cabo Saint-Georges (Nova-Bretanha), um esquadrão japonês de 5 contratorpedeiros que transportavam soldados e material para a ilha de Buka. Três contratorpedeiros japoneses são afundados.

 

1944 – abril – dia 3: Operação Tingstênio: Os aviões britânicos danificam o couraçado Tirpitz no fiorde de Kaa.

Julho – dia 20: Atentado de 20 de julho, o atentado mais famoso contra a vida de Adolf Hitler. Uma bomba é colocada perto de sua mesa por um chefe alemão descontente com o andamento da guerra. Apesar da forte explosão e de 4 pessoas terem morrido nos dias que se passaram devido aos ferimentos, o Führer sobreviveu e se convenceu de que a providência o salvou e que a missão dele era ganhar a guerra.

Agosto – dia 19: Termina a Operação Bagration, que destruiu quase todo o Grupo de Exércitos Centro nazista, a derrota mais calamitosa da Alemanha na Segunda guerra Mundial.

1945 – fevereiro – dia 7: O Paraguai declara guerra à Alemanha.

Abril – dia 10: Forças aliadas libertam o campo de concentração nazista de Buchenwald.

Agosto – dia 14: Philippe Pétain, chefe do regime de Vichy é condenado a morte por um tribunal de guerra francês. Imperador japonês Hirohito aceita os termos da Declaração de Potsdam.

Setembro – dia 25: O Partido Nazista é oficialmente declarado ilegal na Alemanha.

Rosa de Hiroshima - comentário crítico.


Vinicius de Moraes

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas, oh, não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa, sem nada

Crítica:
É uma música que foi criada com o objetivo de ser um grito pacifista e antinuclear, foi feita em plena ditadura no Brasil. Essa música foi criada após o lançamento da bomba de Hiroshima em Hiroshima, Japão, para mostrar as pessoas o que aconteceu com o lançamento da mesma.
Foi uma ação muito bem pensada, pois muitas pessoas não tinham idéia do que estava ocorrendo, e nem do estrago que ela tinha feito.

Sobre o filme: A Princesinha

O filme conta a historia de uma menina que vai estudar em um internato em Nova York, pois seu pai está indo para a guerra. Neste internato, descobre que sua mãe estudava la na adolescência e faz muitas amizades. Mas acabam acontecendo coisas não esperadas, recebe a notícia que seu pai foi
morto em combate, o que lhe deixa sem família e nem dinheiro, o que levou a diretora da escola a lhe fazer de empregada domestica para a Sara poder se sustentar.
Sara, a protagonista, é uma menina meiga, nem um pouco racista, sua melhor amiga é empregada domestica da escola. Sonhadora e cheia de amigas, conta história todos os dias as colegas da escola.

Charles Randolph é o pai de Sara, homem forte e viúvo que sobreviveu aos holocaustos da guerra.
Becky é a empregada doméstica da escola, mas, é a melhor amiga de Sara, está com ela em todos os momentos. Sofre preconceitos por todos, por causa de sua pele escura.
Amelia Minchin é a diretora da escola, grossa, parece que não tem coração, trata os outros com o mínimo respeito.

Holocausto na Segunda Guerra Mundial

Sob a doutrina racista do III Reich, cerca de 7,5 milhões de pessoas perderam a dignidade e a vida em campos de concentração, especialmente preparados para matar em escala industrial. Para os nazistas, aqueles que não possuíam sangue ariano não deveriam ser tratados como seres humanos.
A política anti-semita do nazismo visou especialmente os judeus, mas não poupou também ciganos, negros, homossexuais, comunistas e doentes mentais. Estima-se que entre 5,1 e 6 milhões de judeus tenham sido mortos durante a Segunda Guerra, o que representava na época cerca de 60% da população judaica na Europa. Foram assassinados ainda entre 220 mil e 500 mil ciganos. O Tribunal de Nuremberg estimou em aproximadamente 275 mil alemães considerados doentes incuráveis que foram executados, mas há estudos que indicam um número menor, cerca de 170 mil. Não há dados confiáveis a respeito do número de homossexuais, negros e comunistas mortos pelo regime nazista. A perseguição do III Reich começou logo após a ascensão de Hitler ao poder, no dia 30 de janeiro de 1933. Ele extinguiu partidos políticos, instalou o monopartidarismo e passou a agir duramente contra os opositores do regime, que eram levados a campos de concentração -- em março de 1933 já havia 25 mil presos no campo de Dachau, no sul da Alemanha. Livros de autores judeus e comunistas -- entre ele Freud, Marx e Einstein -- foram queimados em praça pública.

Conhecendo Hitler

Adolf Hitler nasceu em Braunau am Inn em 20 de abril de 1889, foi o líder do Partido Nazista, sendo ainda oposição aos sociais-democratas, Hitler se tornou chanceler e, posteriormente,ditador alemão. Era filho de um funcionário de alfândega de uma pequena cidade fronteiriça da Áustria com a Alemanha. As suas teses racistas e anti-semitas, assim como os seus objetivos para a Alemanha ficaram patentes no seu livro de 1924, Mein Kampf (Minha luta). No período de 1939 a 1945 Hitler liderou a Alemanha enquanto envolvida no maior conflito do século XX, a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha, juntamente com a Itália e com o Japão, formavam o Eixo. O Eixo seria derrotado apenas pela intervenção externa do grupo de países que se denominavam os "Aliados". Tal grupo fez-se notável por ter sido constituído pelos principais representantes dos sistemas capitalista e socialista, entre os quais a União Soviética e os Estados Unidos, união esta que se converteu em oposição no período pós-guerra, conhecido como a Guerra Fria. A Segunda Guerra Mundial acarretou a morte de um total estimado em 50 a 70 milhões de pessoas. Adolf Hitler cometeu suicídio no seu quartel-general, Berlim, a 30 de abril de 1945, enquanto o exército soviético combatia já as duas tropas que defendiam o Führerbunker.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ceará na Segunda Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra mundial, um navio guerrilheiro naufragou a cerca de 40km do litoral de Itarema, no interior do Ceará, pesquisadores afirmam que o navio era de posse americana, porém, concluiu-se que seu objetivo não era alcançar o Brasil , e como era comum haver erros de rota e percurso este deve ser apenas mais um deles.

Brasil na Segunda Guerra Mundial


No início dos anos 40, as relações entre o Brasil e os Estados Unidos foram marcadas pela evolução da Segunda Guerra Mundial. De um lado, os Estados Unidos desejavam ter o Brasil como aliado político e militar, e pretendiam instalar bases militares no Nordeste brasileiro, com o objetivo principal de garantir a defesa do continente quanto a uma possível invasão da Alemanha e de seus aliados.
O Brasil assumia grande importância estratégica para a defesa do continente. Por sua proximidade relativa com a África, o Nordeste brasileiro se constituía num alvo provável de uma eventual invasão da América do Sul e, ao mesmo tempo, representava um local ideal para a partida de aeronaves que se dirigissem para a África e União Soviética desde o continente americano. A cidade de Natal apresentava grande interesse militar, podendo servir de base de apoio à travessia de aviões do Atlântico Sul e, no caso de uma eventual tentativa de invasão do continente, num ponto estratégico para um possível ataque ao Canal do Panamá.

Derrota do Eixo

O frio foi a principal derrota dos alemães. Como eles não tinham comida e nem vestimenta, muitos sucumbiram no frio da União Soviética, há vários fatores, mas a decadencia começou a partir daí.
Hitler se suicidou e Mussolini já havia sido assassinado, mas o Japão continuava na guerra. Foi aí que surgiram os kamikases ( suicidas) ; como o Japão estava sozinho na guerra, os EUA radicalizaram: jogaram duas bombas atômicas: uma em Hiroshima e a outra em Nagasaki. As cidades ficaram completamente destruídas e civis morreram injustamente. Foi aí que a guerra acabou, dando lugar para a Guerra Fria, uma disputa entre os EUA ( capitalismo) e a União Soviética (comunismo).

Interpretação do poema "Carta a Stalingrado"

Neste poema, Carlos Drummond de Andrade falou de uma maneira bem sutil sobre a destruição que foi a batalha  de Stalingrado. Esta  foi uma das batalha mais violenta da história.
O  autor fala que nem tudo esta perdido pois entre as ruínas também surgem vidas que gritam por liberdade.
A certeza é de que apesar de tal destroço, Stalingrado irá se reerguer, e que este triste acontecimento será apenas uma lembrança distante. 

Batalha de Stalingrado.


Foi uma operação militar conduzida pelos alemães e seus aliados contra as forças russas pela posse da cidade de Stalingrado, às margens do rio Volga, na antiga União Soviética, entre 17 de julho de 1942 e 2 de fevereiro de 1943, durante a Segunda Guerra Mundial. A batalha foi o ponto de virada na frente leste da guerra, marcando o limite da expansão alemã no território soviético e é considerada a maior e mais sangrenta batalha de toda a História, causando a morte e ferimentos em cerca de dois milhões de soldados e civis.

O avanço.

O avanço dos países do Eixo era uma ameaça aos interesses das grandes potências da época: Grã-Bretanha, França, URSS e EUA. Mas nenhuma delas opôs uma resistência efetiva. Os governos britânico e francês adotaram a política de apaziguamento, cheia de concessões aos agressores; a URSS, sob a ditadura de Stalin, encontrava-se isolada por parte das potências capitalistas, e os EUA haviam assumido uma postura isolacionista, como se os problemas exteriores ao continente americano não lhes dissessem respeito.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. De acordo com a política de alianças militares existentes na época, formaram-se dois grupos : Aliados (liderados por Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos) e Eixo (Alemanha, Itália e Japão ).O período de 1939 a 1941 foi marcado por vitórias do Eixo, lideradas pelas forças armadas da Alemanha, que conquistou o Norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África. O Japão anexou a Manchúria, enquanto a Itália conquistava a Albânia e territórios da Líbia. 
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor no Oceano Pacífico (Havaí). Após este fato, considerado uma traição pelos norte-americanos, os estados Unidos entraram no conflito ao lado das forças aliadas.
De 1941 a 1945 ocorreram as derrotas do Eixo, iniciadas com as perdas sofridas pelos alemães no rigoroso inverno russo. Neste período, ocorre uma regressão das forças do Eixo que sofrem derrotas seguidas. Com a entrada dos EUA, os aliados ganharam força nas frentes de batalhas.