terça-feira, 14 de junho de 2011

Cronologia da segunda guerra mundial:


1939 – setembro – dia 3: O Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia declaram guerra à Alemanha às 11:15 e a França junta-se na guerra às 15:00. A Segunda Batalha do Atlântico inicia-se com a Marinha Alemã a entrar em ação. A Bélgica, a Espanha, os Países Baixos e a Iugoslávia declaram neutralidade. O navio britânico SS Athenia é torpedeado pelo submarino alemão U-30 e torna-se o primeiro navio da Segunda Guerra Mundial a ser torpedeado por um submarino alemão.

Dia 10: O Canadá declara guerra à Alemanha.

Dia 17: A União Soviética declara guerra à Polônia e inicia a invasão do país a Leste, ocupando o território da linha Curzon, como Białystok e leste da Galícia (Europa Central). O porta-aviões britânico HMS Courageous (50) é torpedeado e afundado pelo submarino alemão U-29.

 Dia 27-28: Hitler desloca gigantescos canhões da Frente Oeste (fronteira com a França) por rodovias criadas por ele com esse intuito, cerca e faz intensivos bombardeamentos em Varsóvia.

1939 – outubro – dia 5:  A União Soviética começa conversações com a Finlândia sobre ajustes na fronteira dos dois países. A Letônia assina um Pacto de Assistência Mutual com a União Soviética em Moscou.

Dia 9: Hitler ordena a preparação para a invasão da Bélgica, da França, do Luxemburgo e dos Países Baixos.

Dia 12: Os primeiros judeus são deportados do Terceiro Reich para a Polônia.

Dia 19: Porções da Polônia são formalmente introduzidas pela Alemanha. O primeiro gueto judeu é estabelecido em Lublin, Polônia.

1939 – novembro – dia 8: Uma tentativa de assassinato a Adolf Hitler por meio de bombas falha na cervejaria Bürger-Braükeller, em Munique. No Incidente Venlo, dois agentes secretos britânicos são capturados pelos alemães. A Alemanha indica Hans Frank como Governante Geral da Polônia e inicia a aceleração dos projetos antijudeus lá.

Dia 17: O Comitê Nacional da Tchecoslováquia é organizado em Paris.

Dia 30: Tropas soviéticas invadem a Finlândia, iniciando a Guerra de Inverno. A aviação soviética bombardeia Helsinque.

1939 – dezembro – dia 20: O capitão do couraçado-de-bolso alemão Admiral Graf Spee se suicida.

1940 – fevereiro – dia 5: Grã-Bretanha e França decidem intervir no fecho do comércio de minério de ferro na Noruega — em antecipação da esperada ocupação alemã e necessidade de abrir uma rota de assistência para a Finlândia. A operação estava programada para começar em 20 de Março.

Março – dia 18: Benito Mussolini concorda com Hitler que a entrada da Itália na guerra seria um "momento oportuno".

Setembro – dia 17: Hitler propõe a Operação Leão Marinho para uma data futura.

Dezembro – dia 28: A Itália pede assistência alemã contra as forças gregas na Albânia.

1941 – março – dia 11: O presidente americano Franklin Delano Roosevelt assina o Lend Lease Act (ou Lei de Empréstimos e Arrendamentos) para a Reino Unido, China e outras nações que queiram comprar equipamentos militares e que pagaram após a guerra.

Maio – dia 26: A aeronave Fairey Swordfish do portador HMS Ark Royal compromete fatalmente o navio de guerra Bismarck com um ataque de torpedo no Atlântico Norte.

Junho – dia 26: A União Soviética bombardeia Helsinque. A Finlândia decreta o estado de guerra com a União Soviética. A Guerra da Continuação é iniciada.

Julho – dia 26: Presidente norte-americano Franklin D. Roosevelt ordena o congelamento de todos os bens japoneses nos Estados Unidos e suspende as relações diplomáticas. O Reino Unido congela os bens japoneses. General Douglas MacArthur é nomeado comandante de todas as forças norte-americanas nas Filipinas.

1942 – Janeiro – dia 1: Vinte e seis países assinam a Declaração das Nações Unidas, Washington, DC.

Abril – dia 5: Aviões japoneses bombardeiam o Ceilão.

1943 – março - dia 2: Tropas alemãs iniciam a retirada da Tunísia. Começa a Batalha do Mar de Bismarck até o dia 4.

Novembro – dia 25: Frente do Pacífico. 5 contratorpedeiros norte-americanos interceptam no mar das Ilhas Salomão, perto do cabo Saint-Georges (Nova-Bretanha), um esquadrão japonês de 5 contratorpedeiros que transportavam soldados e material para a ilha de Buka. Três contratorpedeiros japoneses são afundados.

 

1944 – abril – dia 3: Operação Tingstênio: Os aviões britânicos danificam o couraçado Tirpitz no fiorde de Kaa.

Julho – dia 20: Atentado de 20 de julho, o atentado mais famoso contra a vida de Adolf Hitler. Uma bomba é colocada perto de sua mesa por um chefe alemão descontente com o andamento da guerra. Apesar da forte explosão e de 4 pessoas terem morrido nos dias que se passaram devido aos ferimentos, o Führer sobreviveu e se convenceu de que a providência o salvou e que a missão dele era ganhar a guerra.

Agosto – dia 19: Termina a Operação Bagration, que destruiu quase todo o Grupo de Exércitos Centro nazista, a derrota mais calamitosa da Alemanha na Segunda guerra Mundial.

1945 – fevereiro – dia 7: O Paraguai declara guerra à Alemanha.

Abril – dia 10: Forças aliadas libertam o campo de concentração nazista de Buchenwald.

Agosto – dia 14: Philippe Pétain, chefe do regime de Vichy é condenado a morte por um tribunal de guerra francês. Imperador japonês Hirohito aceita os termos da Declaração de Potsdam.

Setembro – dia 25: O Partido Nazista é oficialmente declarado ilegal na Alemanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário